Scroll Top

ENEM Redação

Como tirar nota máxima na redação do ENEM?

Para muitos essa é a maior dificuldade no ENEM, para outros se trata da  salvação  pois é onde obtém maior pontuação, essas dificuldades são na argumentação, não conhecer o tema proposto, tempo para desenvolvimento, passar a limpo, dificuldade na gramática, fugir do tema e até mesmo escolher um título adequado a redação, acompanhe abaixo as soluções para os problemas acima citados e também alguns passos para ter o melhor desempenho na dissertação do ENEM. Então como tirar nota máxima na redação do ENEM?

Como tirar nota máxima na redação do ENEM?

O Formato de texto é a dissertação-argumentativa, o aluno precisa defender sua tese através de idéias e argumentos referente a um tema previamente selecionado pela banca, no penúltimo e último ano os temas propostos foram publicidade infantil (2014) e violência contra a mulher (2015), se engana quem pensa que o que esta em pauta no país no momento como olimpíadas e crise econômica são certamente o tema para redação do ano, claro é possível de cair, mas sempre a proposta de redação surpreende a maioria, veja 4 passos abaixo para ter sucesso na redação deste ano.

I – Qual o melhor momento para fazer a redação? você pode escolher uma das três opções abaixo:

– Leia com atenção a proposta e os textos de apoio que são disponibilizados, podem ser extraídas idéias importantes não só destes como também das questões ao longo da prova, coletando possíveis argumentos para sua tese a ser defendida e também palavras chave e de linguagem  culta que podem enriquecer seu texto.

– Acima foi levado em conta que a dissertação seria feita após as questões de múltipla-escolha, mas se preferir fazer antes com a cabeça fresca sem sobrecarga da prova, é relevante que analise brevemente o caderno de questões afim de ver se há algo na prova referente ao tema ou que lhe possa despertar ideia.

– Alguns optam por fazer o rascunho primeiro, logo em seguida responder o caderno de questões e só então passar a limpo o rascunho, com isso as idéias podem mudar e palavras passiveis a serem substituídas por outas coletadas no texto.

dica: Se tem muita dificuldade com argumentar, construção do texto e escolha de palavras, escolha a primeira opção

II – Como argumentar? Algumas dicas estão acima, mas é de categórica importância este item uma vez que a estrutura da dissertação é em volta deste de argumentos, portanto o bom desempenho depende do mesmo, observe:

– Não tem  forma de argumentar sem ser ter o mínimo domínio sobre o tema, estar por dentro das principais atualidades no mundo inteiro mas principalmente no Brasil, é a melhor ferramente uma vez que já de conhecimento do tema abordado automaticamente há um conceito constituído por parte do aluno e basta defende-lo mostrando  argumentos plausíveis, faça isso acompanhando noticiários.

– Citar obras clássicas, dados e pesquisas que defendam seus argumentos comprovam a veracidade do que escreve no texto, foque em provocar reflexão do leitor (banca de correção) e chamar a atenção do mesmo.

– É bem relativo mas pelo no mínimo três argumentos são necessários para a dissertação.

III – Como construir o Texto? Basicamente com inicio, meio e fim, o que seria introdução, desenvolvimento e conclusão, facilmente podemos identificar a estrutura perfeita do texto desta maneira abaixo.

– Qual o problema, porque é ou não é um problema? introdução, mostre qual sua ideia e tente conquistar a atenção do leitor logo no inicio.

– Qual a causa e solução? desenvolvimento, aqui estão suas argumentações, cada argumento em um parágrafo, lembre-se pelo menos três.

– Como de fato resolver o problema? conclusão, mostre como resolver o problema defendendo suas idéias e argumentos.

IV – Gramática, pontuação e não fale mais que o necessário

– Conhecimento culto da língua portuguesa é importante nesta hora, talvez nunca mais você precise ter tanto conhecimento quanto nessa hora (sem desespero ok?); seja culto mas isso não é sinônimo de um texto massante com difícil compreensão, não seja radicalista ou seja usar, nunca, jamais, sempre; atenção na acentuação.

– Desde o uso da virgula até o ponto de exclamação tem que ser pensado antes de usar, o mau uso da  virgula ou a falta dela dificulta a compreenção e desorganiza o conteúdo, então o candidato perde pontos, nunca abuse da pontuação isto é linguagem informal quando se tem muita dúvida por exemplo expressamos assim “??” ou uma afirmação significativa “!!”, não as use desta maneira, e saiba quando utilizar de maneira correta na hora certa.

– Encher linguiça, expressão grotesca mas que expressa bem a pauta, isso deixa claro que não tem domínio nenhum sobre o assunto e até mesmo pode ser julgado que foi tratado de forma negligente, portanto pense antes de escrever.

Seguindo os quatro passos acima, as chances de sucesso na redação são muitas

O que pode zerar a redação?

I – Fuga do tipo dissertação

II – Fuga do tema

III – Desrespeito aos direitos humanos (racismo, xenofobia e homofobia)

IV – Impropérios, desenhos e deboches

V – Texto com até 7 linhas

Veja todos os temas de redação que já caíram no ENEM

Violência contra a mulher (2015)

Publicidade Infantil (2014)

Lei Seca (2013)

O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (2012)

Viver em rede no século 21 (2011)

O trabalho na construção da dignidade humana (2010)

O indivíduo frente à ética nacional (2009)

Como preservar a floresta Amazônica (2008)

O desafio de se conviver com as diferenças (2007)

O Poder de Transformação da Leitura (2006)

Trabalho infantil no Brasil (2005)

Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? (2004)

A violência na sociedade brasileira (2003)

O direito de votar (2002)

Desenvolvimento e preservação ambiental (2001)

Direitos da criança e do adolescente (2000)

Cidadania e participação social (1999)

Viver e Aprender (1998)

Artigos Recomendados

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.