Scroll Top

Dicas de Estudo Vestibular

Como Estudar Para o Vestibular

Você sabe realmente sabe como estudar para o Vestibular ? Muitos vestibulandos têm dificuldades em estudar para os vestibulares, não importa se essa será a primeira vez que irá prestar ou se está tentando passar faz alguns anos, saber estudar para vestibular não é algo que se aprende na escola.

Muitos acham que estudar é sair decorando conteúdo indiscriminadamente, mas na verdade ter atitudes como essa, sem qualquer estratégia, vai fazer com que gaste muita energia e tenha um resultado medíocre.

Por isso, saber como estudar para o vestibular vai desde seu planejamento de estudo, até a forma que você estuda. Nesse artigo veremos qual é a maneira certa para estudar para o vestibular.

Como Estudar Para o Vestibular

Como estudar para o vestibular ?

Escolhendo os Conteúdos

O passo mais importante que deve fazer quando for começar os seus estudos é separar as matérias que irá estudar. Eu não sei quantos meses faltam para sua prova, mas aposto que não tem tempo suficiente para estudar tudo de todas as matérias, estou correto?

Por isso, o primeiro passo que deve dar para ter sucesso em um vestibular é pesquisar sobre a prova que irá prestar. A universidade tem um padrão de prova, isso significa que elas gostam de falar de certos assuntos recorrentemente.

Não estou querendo dizer que todas os vestibulares da mesma universidade são iguais, mas 20% a 30% dos assuntos abordados geralmente são sobre mesmos assuntos. Eu mesmo, nos meus vestibulares da vida percebi que sempre há matérias que caem em quase todas as provas.

Pesquise sobre o vestibular que irá fazer, aposto que você encontrará muitos assuntos que sempre caem na prova. Não que saber desses conteúdos irá fazer você passar, mas acertar 3 a 4 questões a mais no vestibular dará a você muitas posições, o que pode ser o suficiente para você passar. 😉

Faça um Cronograma de Estudo

Fazer um cronograma de estudo vai garantir que não perca minutos preciosos durante o seu dia a dia. Você tem algumas opções, pode fazer um cronograma de estudo semanal, listando os dias e os horários que irá estudar.

Quando for distribuir esses conteúdos na sua planilha de estudo, priorize aquelas matérias que tem mais dificuldades e distribua as outras de maneira igualitária durante a semana, faça isso intercalando as matérias.

Plano de estudos exemplo.  Esse plano de estudos fictício eu elaborei pensando em mim mesmo. Como tenho mais dificuldade nas matérias de química e geografia, então dei uma priorizada nelas, e distribui as outras igualitariamente. Isso faz com que o estudo não fique cansativo para mim.

Como Estudar Para o Vestibular

O que é mais Importante na Hora da Prova?

Se eu te fizesse uma pergunta como essa: “ o que é mais importante na hora da prova? ”. Talvez você se responde a calma, ter estudado, e tantas outras respostas intuitivas. Mas sabe, depois de feito algumas provas, tanto de vestibulares e concursos, posso afirmar que o que mais pega os candidatos é a memória.

Exatamente, se você estudar feito um louco de forma errada não adiantará muito, porque na hora do “vamos ver” acabará esquecendo grande parte do que estudou, e o resultado será reprovação.

Infelizmente ou felizmente, as pessoas funcionam de forma diferente. Isso significa que a forma que guardo melhor o conteúdo pode não ser a sua. Por exemplo, quando eu vou estudar prefiro assistir vídeo aulas, e após terminar eu faço um mapa-mental. (http://www.novaconcursos.com.br/portal/dicas/o-que-e-e-como-fazer-um-mapa-mental-para-concursos-2016-12/).

Porque com os mapas mentais, conseguirei recordar visualmente o conhecimento que adquiri mais rapidamente. Essa é à minha maneira, mas não sei se adaptará a ela. Meu concelho é o seguinte: descubra a melhor maneira de você estudar, pode ser lendo, ouvindo música, fazendo com que outras pessoas façam pergunta a você, enfim, existe uma infinidade de maneiras, mas é muito importante que descubra a sua porque ter esse conhecimento fará uma grande diferença na hora do vestibular.

Fazer simulados

Outra ação fundamental para ir bem nos vestibulares é fazer simulados. Eu não estudei em escolas particulares, mas tive a oportunidades de conhecer amigos e ver apostilar dessas escolas, e uma das diferenças que logo de cara notei foi que na apostila deles eram lotadas de questão de vestibulares.

Isso significa que essas escolas desde cedo começa a acostumar seus alunos em questões de vestibulares. Uma escola aqui na minha cidade há simulado no final de semana durante o ano todo para o 3º ano.

Não é à toa, fazer simulados recorrentes além de deixar você mais familiarizado com as questões fará com que seu celebro se acostume a ficar concentrado por mais e 3 horas seguidas. Pense bem, se você não é uma pessoa acostumada a ler ou a estudar várias horas seguidas, quando for fazer vestibular que exige no mínimo 3 horas irá cansar, e no meio para final da prova sua concentração estará lá embaixo facilitando errar questões, e erras 1 ou 2 questões por falta de atenção pode ser a diferença entre passar e não passar.

Por isso, aconselho que faça simulados pelo menos a cada 15 dias 4 meses antes da prova.

Tenha Foco

Quando estamos estudando é fundamental estarmos só estudando. Sei que é complicado falar não para a namorada (o), mas se você toda hora parar de estudar para responder alguém no whatsapp ou Facebook, além disso acabar com a qualidade do armazenamento de informação do seu cérebro, irá diminuir a quantidade de conteúdo que poderia estar estudando.

Por isso, o ideal é combinar com as pessoas que moram com você e com a namorada (o) que nos horários de estudos você não deve ser chamado. Aposto que eles vão entender!

Descanse

Voltando a falar de memória, após 1h em média sua mente começa a cansar, o que significa que a qualidade de seu estudo vai diminuindo a partir disso. O que deve fazer, portanto é, dar uma pausa de 5 a 10 minutos, durante esse tempo você está liberado para beber água, ir no banheiro, entra no Facebook ou fazer qualquer coisa que te distraia durante esse tempo. Mas é só 5 a 10 minutos em!

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.